Temporada 2017 do campeonato goiano caminha para o seu final, e com a certeza que foi sucesso - Futebol Goiano

31 out, 2017

Temporada 2017 do campeonato goiano caminha para o seu final, e com a certeza que foi sucesso


O ano de 2017 foi com toda certeza um dos mais fortes do futebol goiano, e a prova estão nos números, e nas grandes disputas que aconteceram. O presidente da Federação Goiana de Futebol André Pitta, o superintendente Ronei Freitas e toda equipe da FGF, conseguiram algo que chamou a atenção de todo o Brasil. Foram 31 clubes profissionais em atividade, três divisões super disputadas, e além  do resgate de equipes tradicionais, o surgimento de agremiações profissionais com organização.

Para se ter uma ideia da importância de tudo isso, foram mais de 900 jogadores empregados. No primeiro semestre o destaque foi o Goianão da primeira divisão, com 10 clubes na disputa, e com o Vila Nova voltando a decidir o título do campeonato. Na grande final, o clube colorado perdeu o troféu para o rival, mas com dois jogos bem disputados. A prova do equilíbrio, foi o rebaixamento de duas forças do futebol goiano, Crac bi-campeão estadual e o Goianésia que vinha surpreendo em todas as edições.

A grande surpresa foi o Iporá, que terminou na quinta posição, garantindo vaga no campeonato brasileiro da série D. Na sequência veio a Divisão de Acesso do Goianão, e com uma super novidade da Federação Goiana de Futebol. Foi lançada a FGF TV, um projeto fantástico que transmitiu um jogo em cada rodada da primeira fase, e todas as partidas da fase semifinal e final. Grêmio Anápolis ficou com o título e o acesso para Primeira divisão, levando a Anapolina.

Um dos destaques foi o artilheiro Nonato, maior goleador do futebol goiano nos últimos quatro anos. O atacante defendeu a Anapolina, e foi artilheiro da competição com 11 gols marcados. O sucesso do projeto FGF TV foi tão grande, que a Federação Goiana de Futebol estendeu para o campeonato goiano da terceira divisão. Os números voltaram a surpreender, e mesmo faltando duas rodadas para a competição ser encerrada, cerca de um milhão de pessoas já assistiram os jogos da terceira divisão pela FGF TV.

A competição trouxe de volta clubes tradicionais como Jataiense, Mineiros, Ceres, Pires do Rio, Caldas e Bom Jesus. Trouxe também duas grandes novidades, a Abecat Ouvidorense e o Jaraguá. No próximo domingo tem os jogos de volta da fase semifinal, com a Abecat jogando por um empate diante da Jataiense em Jataí. E em casa, o Bom Jesus joga por um empate diante do Jaraguá.

Mas o sucesso de 2017, promete ser apenas um ensaio do que está por vir em 2018. Na próxima segunda-feira, acontece o conselho técnico do Goianão 2018, onde estarão Goiás, Vila Nova, Atlético, Anápolis, Grêmio Anápolis, Anapolina, Aparecidense, Itumbiara, Rio Verde e Iporá. A competição terá início no dia 17 ou 20 de janeiro, com o término acontecendo em Abril, já que 2018 é ano de copa do mundo.


Compartilhe essa notícia





BUSCA RÁPIDA

Facebook YouTube Twitter Instagram