Saiba tudo do estadual no Guia do Futebol Goiano - Futebol Goiano

27 jan, 2017

Saiba tudo do estadual no Guia do Futebol Goiano


No final de semana, o Campeonato Goiano 2017 terá início. Confira os principais detalhes do torneio, que já teve 73 edições, aqui no Futebol Goiano.

O Goiás é o atual campeão e também o detentor do maior número de títulos do estadual: 26 conquistas. Na sequência do ranking de troféus aparecem Vila Nova (15), Goiânia (14) e Atlético (13). Quatro times do interior já levantaram a taça: Crac 2 vezes (1967 e 2004), Anápolis (1965), Goiatuba (1992) e Itumbiara (2008).

Primeira rodada

Sábado – 16h30
Atlético x Vila Nova – Serra Dourada

Domingo – 17h
Aparecidense x Goiás – Aníbal Batista de Toledo
Anápolis x Itumbiara – Jonas Duarte
Goianésia x Iporá – Valdeir José de Oliveira
Rio Verde x Crac – JK

Regulamento

Continua sendo o mesmo dos anos anteriores: dois grupos de cinco times cada. Os times do grupo A enfrentam os times da chave B em jogos de ida e volta (1º e 2º turnos). No terceiro turno, os confrontos acontecem dentro do mesmo grupo.

Os melhores de cada chave, além dos dois que pontuarem mais, independente do grupo, garantem vaga nas semifinais. Os jogos do mata-mata são disputados em ida e volta.  Caso ocorra igualdade no número de pontos e no saldo de gols na soma das partidas (ida e volta), as definições vão para as penalidades. Os dois clubes com menor pontuação (independente de grupos) serão rebaixados para a Divisão de Acesso.

Participantes

Anápolis

O atual vice-campeão sonha em repetir a campanha e disputar, mais uma vez, a taça estadual. Para isso, o Galo confia na manutenção da base que perdeu o título nos pênaltis para o Goiás. Vários atletas, como Marcelo, Igor, Marinho Donizete, Helder, Felipe Baiano, Lucas Sotero e Rafael Furlan, defenderam o Galo em 2016.

Time base: Wagner Bueno; Marcelo, Igor, Valdomiro e Marinho Donizete; Albert, Helder, Felipe Baiano, Lucas Sotero e Rafael Furlan; Régis.
Treinador: Charles Fabian

 

Aparecidense

O Camaleão promete fazer bonito no estadual. Com jogadores conhecidos, como Rafael Cruz, Elias, Pedro Henrique, Washington e Tozin, o objetivo é chegar na decisão, como ressaltou Cocá, diretor de futebol do clube de Aparecida.

Time base: Pedro Henrique; Rafael Cruz, Braga, Mirita e Helder; Clécio, Foguinho, Washington e Elias; Robert e Tozin.
Técnico: Zé Teodoro

 

Atlético

Após conquistar a Série B, o Dragão entra para o torneio em busca do 15º troféu. Mesmo com a permanência de alguns jogadores, como Kléver, Jorginho e Viçosa, além do técnico Marcelo Cabo, vários dos destaques do nacional deixaram o clube, como Marlon, Pedro Bambu e Michel. O Goianão deve servir como laboratório, visando a elite do futebol nacional.

Times base: Kléver; Daniel Borges, Roger Carvalho, Ricardo Silva e Wanderson; Abuda, Silva, Luiz Fernando, Jorginho e Willians; Júnior Viçosa.
Treinador: Marcelo Cabo

 

Crac

Bicampeão goiano, o time de Catalão confia na força do Genervino da Fonseca. Com muitos atletas experientes, como Frontini, Francesco e Sandrinho, o Leão do Sul espera conseguir uma regularidade para disputar uma vaga entre os quatro melhores.

Time base: Dudu; Andrezinho, Guilherme, Rafael Morisco e Flavinho; Zé Neto, Marielson, Paulo e Esquerdinha; Sandrinho e Frontini.
Técnico: Lucho Nizzo

 

Goiás

Mais uma vez, o Goiás entra como favorito ao título. O time esmeraldino entra para buscar o primeiro tricampeonato (seguido) desde 1998. O plantel conta com diversas mudanças após a fraca Série B 2016. Dos 11 contratados, a tendência é que oito sejam titulares. Apenas o meia Léo Sena e os atacantes Léo Gamalho e Walter estavam no time na última temporada.

Time base: Marcelo Rangel; Helder, Everton Sena, Fábio Sanches e Paulinho; Victor Bolt, Pedro Bambu, Léo Sena e Jean Carlos; Léo Gamalho e Walter.
Treinador: Gilson Kleina

 

Goianésia

Sem verba do poder público, o Goianésia vive situação financeira delicada. O Estádio Valdeir de Oliveira, o alçapão da equipe, ainda não teve reformas concluídas. Mesmo assim, o Azulão do Vale apostou em atletas conhecidos do torcedor e no treinador Jorge Saran. O artilheiro Nonato continua sendo o principal nome da equipe.

Time base: Vinicius Nigre; Bruno Henrique, Matheus Carvalho, Fábio Silva e Daniel Silva; Irlan, Gabriel, Márcio Bispo e Juliano; Yhan e Nonato.
Técnico: Jorge Saran

 

Iporá

Estreante na elite do futebol goiano, o Lobo Guará tem como meta permanecer na primeira divisão. Para isso, confia em jogadores que participaram da campanha do vice-campeonato da Divisão de Acesso, como o goleiro Cleriston e os zagueiros Rodrigo Milanez e Wadson, e no treinador Everton Goiano.

Time base: Cleriston; Baiano, Rodrigo Milanez, Patrick (Wadson) e Felipe; Jean Batista, Wesly, Wagner Quirino e Rodrigo Alves; Paulo Henrique e John.
Treinador: Everton Goiano

 

Itumbiara

Comandado por Luizinho Vieira, ex-Criciúma, o tricolor conta com atletas experientes como Rodrigo Calaça, Marcelo Labarthe e Vanílson. Apesar de não ser apontado como candidato à uma das quatro vagas, pode surpreender, principalmente apoiado pelo fator casa.

Time base: Rodrigo Calaça; Alex Santos, Rafael Araújo, André Ribeiro e Maninho; Mateus Magro, Marcelo Labarthe, Danilinho e Matheus Guerreiro; Gilmar e Vanílson.
Técnico: Luizinho Vieira

 

Rio Verde

Sem o estádio Mozart Veloso do Carmo, ao menos no início do torneio, o Verdão do Sudoeste tenta permanecer na elite. Para isso, confia em um quarteto de ataque bem experiente, composto pelos meias Roger Guerreiro (naturalizado polonês) e Ramon, e pelos atacantes Léo Guerreiro e Saulo.

Time base: Tom; Bruno Leite, Herbert, Rogério e Wagner Freitas; Bruno Sabino, Cléber (Pierre), Ramon e Roger Guerreiro; Léo Guerreiro (Saulo) e Romano.
Treinador: Edson Porto

 

Vila Nova

Depois de uma campanha tranquila na Série B, o Vila busca voltar ao topo do futebol estadual, o que não ocorre desde 2005. Para isso, confia no técnico Mazola Júnior e no trio de ataque, que chamou atenção na pré-temporada,composto por Hiroshi, Moisés e Wallyson.

Time base: Wendell; Magno Silva, Wesley Matos, Brunão (Halisson) e Jonathan; PH, Fagner, Marcos Serrato e Hiroshi; Moisés e Wallyson.
Técnico: Mazola Júnior

 


Compartilhe essa notícia





BUSCA RÁPIDA

Facebook YouTube Twitter Instagram