Números do Brasileirão na era dos pontos corridos, podem motivar o dragão - Futebol Goiano

11 ago, 2017

Números do Brasileirão na era dos pontos corridos, podem motivar o dragão


Dizem que o bom guerreiro não é apenas aquele que sempre vence, mas também o que independente do obstáculo, luta até o final. Assim, o torcedor Atleticano espera, que os jogadores do dragão possam lutar nos 19 confrontos que lhe resta, e quem sabe alcançar o que parece impossível. Mas a reportagem do futebolgoiano.com.br fez um levantamento, e aponta algo que pode motivar o elenco rubro-negro a não desistir. Desde de 2006 até 2016, pelo menos um clube que terminou no Z4 no primeiro turno, conseguiu terminar o campeonato fora do rebaixamento. Um deles, foi o próprio Dragão em 2010. A única exceção, foi em 2012, ano que o Atlético caiu juntamente com o Palmeiras. Confira abaixo ano a ano:

2006

O primeiro turno acabou com Goiás, Fortaleza, Corinthians e Santa Cruz no Z4. Das quatro equipes, duas conseguiram permanecer, Goiás e Corinthians.

2007

A zona do rebaixamento teve ao final do primeiro turno, Atlético Paranaense, Naútico, Juventude e América de Natal. Nesta temporada, dois clubes se salvaram, o Atlético e o Naútico.

2008 

Um ano de reviravolta, e que teve ao final do primeiro turno Vasco, Santos, Fluminense e Ipatinga. Com campanhas melhores no segundo turno, Santos e Fluminense escaparam.

2009

A zona da degola terminou o primeiro turno com Santo André, Naútico, Fluminense e Sport. O Flusão voltou a repetir o filme de 2008, e conseguiu escapar com mais uma super recuperação.

2010

Em ano de copa do mundo, o Brasileirão terminou o primeiro turno com Atlético Mineiro, Atlético Goianiense, Grêmio Barueri e Goiás. Numa super arrancada, o Atlético conseguiu mudar a situação, conquistou 25 pontos na segunda parte, se salvou do rebaixamento, e viu o seu rival ser rebaixado.

2011

Foi um primeiro turno ruim para os times com a letra A, Atlético Paranaense, Avaí, Atlético Mineiro e América Mineiro terminaram na zona do terror. Neste ano, apenas o antepenúltimo Atlético Mineiro, conseguiu escapar ao final do Brasileiro.

2012 

Este foi o único ano que não tivemos salvação, os quatro que terminaram na zona de rebaixamento ao final do primeiro turno, confirmaram no segundo. Palmeiras, Atlético Goianiense, Sport e Figueirense, caíram para série B.

2013 

Apenas um clube se salvou neste ano, entre os quatro times que terminaram o primeiro turno na zona de rebaixamento. São Paulo, Portuguesa, Ponte Preta e Naútico estavam lá, e apenas o tricolor paulista se salvou.

2014

O famoso z4, terminou com Criciúma, Coritiba, Bahia e Vitória. E terminou com uma substituição, o Botafogo foi rebaixado, e o Coritiba virou o jogo, se salvando.

2015

Ano em que um goiano foi rebaixado, e teve no Z4 ao final da primeira parte, Goiás, Coritiba, Joinville e Vasco. O único a se salvar foi o Coritiba, que jogou o Avaí para zona do terror.

2016

A temporada do ano passado, foi prova que no futebol não se pode desistir. A zona do rebaixamento ao final do primeiro turno, teve Botafogo, Cruzeiro, Santa Cruz e América Mineiro. No segundo turno, o Botafogo deu uma super arrancada, conquistou mais 39 pontos, e chegou a libertadores da América, lutando este ano pelo título da competição. O Cruzeiro também arrancou, somou 32 pontos no segundo turno, e deixou o Z4.

DETALHE

Em nenhuma das temporadas, o time que terminou na lanterna, conseguiu deixar a zona de rebaixamento ao final do campeonato. Porém, vários terminaram com pontuação próxima da alcançada pelo Atlético neste ano, como a do Galo Mineiro em 2011, e as duas consecutivas do Fluminense em 2008 e 2009.


Compartilhe essa notícia





BUSCA RÁPIDA

Facebook YouTube Twitter Instagram