Indefirido… Presidente do STJD mantém anulação do duelo entre Aparecidense e Ponte Preta - Futebol Goiano

27 fev, 2019

Indefirido… Presidente do STJD mantém anulação do duelo entre Aparecidense e Ponte Preta


O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo César Salomão Filho, indeferiu hoje o pedido da Aparecidense para impugnar o julgamento que anulou a vitória do clube goiano sobre a Ponte Preta pela Copa do Brasil, sob alegação de interferência externa.

Sendo assim, o próximo passo da ‘novela’ segue a cargo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que marcará uma nova data para a partida – válida pela primeira fase do torneio nacional. Segundo apurou o UOL Esporte, o novo confronto deve acontecer na quarta (6) ou quinta (7) da semana que vem.

Os advogados do clube goiano questionaram a participação de um auditor suplente no julgamento que anulou a partida. No documento, a Aparecidense solicitava medida liminar para suspender imediatamente os efeitos do julgamento do pedido de impugnação da Ponte Preta no Pleno e que fosse determinada e viabilizada a realização da partida entre Bragantino-PA e Aparecidense, já pela segunda fase.

“Entendemos que um auditor que participou da sessão não poderia ter atuado, eis que ele é suplente de Comissão Disciplinar. É comum membros da primeira instância serem convocados. Mas na plateia tinha um auditor titular assistindo, que poderia ter integrado o julgamento”, comentou Alessandro Kishino, advogado que defende a Aparecidense, antes do pedido.

Ele se referia à participação de Sormane Oliveira de Freitas, que proferiu o sétimo voto no julgamento e o terceiro a favor da anulação do jogo. O placar era de 4 a 2 àquela altura. Encerrou em 4 a 4 e a decisão, no voto de minerva do presidente Paulo Cesar Salomão, foi pela anulação da partida.

Porém, o presidente do STJD destacou que ‘a fundamentação apresentada pela equipe da Aparecidense revela-se frágil com insatisfação à formação do quórum de julgamento no Pleno do STJD e deveria ser informado pelo clube antes do início do julgamento e não aguardar uma decisão desfavorável para arguir a nulidade’.

Paulo César Salomão Filho lembrou ainda que ‘a convocação de Auditores de Comissões Disciplinares para honrar o Pleno do STJD é prática absolutamente antiga e reiterada, realizada por todos os presidentes que lhe antecederam, inexistindo notícia de que em qualquer tempo, qualquer dos jurisdicionados ou a Procuradoria Geral de Justiça Desportiva tenha questionado essa prática’.

Ainda segundo o presidente do STJD, somente em 2018 ocorreram convocações em mais de 10 sessões de julgamentos ocorridos na sede do STJD ou em sessões itinerantes realizadas pelo Brasil.


Compartilhe essa notícia





BUSCA RÁPIDA

Facebook YouTube Twitter Instagram